quarta-feira, 20 de abril de 2011

Definição de Movimento por Aristóteles x Galileu x Newton


  • Movimento Segundo Aristóteles
Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo.
Existiria, então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria, no entanto, imóvel. Todos os corpos deslocar-se-iam em função do amor, o qual nas últimas palavras do Paraíso de Dante, movia o Sol e as primeiras estrelas. Aristóteles nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra.


  • Movimento Segundo Galileu
Foi este italiano quem primeiro estudou, com rigor, os movimentos na Terra. As suas experiências permitiram chegar a algumas leis da Física que ainda hoje são aceitas. Foi também Galileu que introduziu o método experimental: Na base da Física, estão problemas acerca dos quais os físicos formulam hipóteses, as quais são sujeitas à experimentação, ou seja, provoca-se um dado fenómeno em laboratório de modo a ser possível observá-lo e analisá-lo cuidadosamente. Galileu procedeu à várias experiências, como deixar cair corpos de vários volumes e massas, estudando os respectivos movimentos. Tais experiências permitiram-lhe chegar a conclusões acerca do movimento em queda livre e ao longo de um plano inclinado. Também fez o estudo do movimento do pêndulo, segundo o qual concluiu que independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Através desta conclusão construiu o relógio de pêndulo, o mais preciso da sua época. (Relógio de pêndulo é um mecanismo para medida do tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.)


  • Movimento Segundo Isaac Newton
Foi Isaac Newton quem, com base nos estudos de Galileu, desenvolveu os principais estudos acerca do movimento, traçando leis gerais, que são amplamente aceites hoje em dia. As leis gerais do movimento, enunciadas por Newton são:

Primeira Lei de Newton: Também conhecida como Lei da Inércia, enuncia que:
"Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas."

Segunda Lei de Newton: Também conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica, enuncia que:
"A resultante das forças que agem num corpo é igual a variação da quantidade de movimento em relação ao tempo"

Terceira Lei de Newton: Também conhecida como Lei de Acção-Reacção, enuncia que:
"Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B."

Tais leis são fundamentais no estudo do movimento em Física, e são essenciais na resolução de problemas relacionados com movimento, velocidade, aceleração e forças, em termos físicos e reais. Assim todas as forças físicas (forças electromotrizes) expressadas em (Nwe) são utilizadas maioritáriamente em casos de extrema necessidade, com por exemplo: - força exercida quando feita por um electroíman; - quando feita a polarização directa de um íman sob carga; - o simples acto de retirar a mão após uma carga de aproximadamente 220-230 volts; - polarização do polo norte para o sul.

18 comentários:

  1. Na minha opinião newton foi um fisico mais inteligente que Galileu e Aristóteles o cara era muito inteligente tanto que as 3 leis de newton são importantes até hoje.
    Alguem discorda? porque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo de você sim. Aristóteles e Galileu viveram antes de Newton, principalmente Aristóteles que viveu antes de Cristo. Já parou para pensar em como ele foi a base para todos os filósofos e físicos em seguida, até hoje? Newton viveu em 1600/1700 d.C.!

      Excluir
    2. Eu também discordo, pra mim o mais inteligente é o Luís Inácio Lula da Silva esse sim é inteligente!!

      Excluir
    3. Acho que Aristóteles, pois as ideias dele perduraram por mais de 2mil anos, sem contar que ambos viveram em épocas muito diferentes

      Excluir
    4. Eu discordo!! Pois o mais inteligente foi aquele que crio,os outros só melhoram a ideia.

      Excluir
  2. Realmente Newton é o ponto maximo de uma curva hiperbólica, só que teve fundamentos Aristóteles e Galileu. Se formos pensar pelas épocas realmente é muito grande a diferença desses seres humanos para o resto da humanidade

    ResponderExcluir
  3. Penso que todos foram importantes, mas cada um contribui de forma diferente, em epocas diferentes e pera resolver problemas diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante,e realmente as 3 leis pra mim são super fundamentais.

    ResponderExcluir
  5. No meu ver, todos for importantes, mas na realidade as 3 leis de Newton são as que se falam mais hoje. Neste momento Newton é mais falado que Aristóteles e Galileu.

    ResponderExcluir
  6. Na Ciência os conceitos são construídos, e em alguns momentos são reformulados. Newton não partiu do zero.
    Se pegar o que Galileu formulou sobre inércia, verá não houve tanta modificação assim.

    ResponderExcluir
  7. Acho que estão os três errados acerca dos movimentos, pois quem manda sou eu !

    ResponderExcluir
  8. físico-química é uma merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olha esses caras roubaram minha ideia.
    Foi eu que inventei essa Definição de Movimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. O Galileu é o primeiro Fisico em sentido moderno, considerando matematica como Ferramenta principal, e ele, foi um dos primeiros a descrever o real objectivo de um cientista, com funçao de descrever os fenómenos em vez de explica-los. O Isac Newton ja doctado de um metodo cientifico, foi o primeiro Fisico que realizou a primeira grande unificaçao dos ceus e terra sob as mesmas leis da Fisica, Gravitaçao universal.

    ResponderExcluir